quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O difícil é ser simples



O difícil é ser simples! - dizia uma senhora com tamanha veracidade nas palavras, num programa de TV.
Entre uma colherada e outra de sopa, vi-me a pensar em tão sábia frase: 'O difícil é ser simples!'. Mas o que é ser simples? Como posso eu ser simples numa sociedade tão complexa e complicada?, interpelo-me.
De uma forma fugaz tornamo-nos complexos; ser simples, olhar e viver com (e na) simplicidade leva o seu tempo, é preciso querer e sentir a essência das coisas que nos banham, diariamente.
Temos sempre tendência a escurecer aquilo que nos surge como entrave ao caminho, quando estamos, sem dar conta, a adicionar um empecilho à nossa vida, que vem impedir o caminhar. Teimamos esconder-nos por detrás de uma luta pelo consumismo, a verdade é que é urgente centrar o nosso âmago para a realidade e não para uma distorção dela.
Posso ainda falar da efemeridade da vida. Quanto mais complicamos, menos aproveitamos dela. E isso é tão mau. Há tantos sentimentos que rejeitamos por termos medo, por vergonha, por..., por... Quando seria tão mais simples se nos entregássemos simplesmente com Amor à simplicidade da Vida. Então aí sim! - seremos simples.

6 comentários:

cathy disse...

Creio que esta nossa falta de simplicidade pode ser externa e interna. Externa no sentido (como dizes) de que o "muito" nunca chega e, por isso, queremos sempre mais e mais e mais.... entregando-nos à tal sociedade superficial de carrinhos de compras? Será que compramos só o que nos falta ou deixamo-nos ir em promoções e afins? ... a interpelaçao tb vale para mim!
Depois a falta de simplicidade interior, aquela que nos leva a complicar as emoções mais puras da vida e que são a seiva das nossas relações inter-pessoais. De facto, a simplicidade é um desafio e como alcançá-lo o mistério do equilíbrio.

jorge manuel brasil mesquita disse...

olá amor da minha distância.
Todas as complexidades só se resolvem por quem souber praticar a arte da simplicidade. A simplicidade deste planeta é a complexidade do homem.
Não te preocupes que, na altura certa, encontrarás a tua própria arte da simplicidade.

Jorge Brasil Mesquita

Gisele Resende disse...

Belo post e verdadeiro. Com o amadurecimento vamos aprendendo a descomplicar. Quando abordamos a vida com simplicidade, ficamos mais leves!

abraços,

Gsele

Lídia Borges disse...

Um prazer ler estas palavras!
E... não deixo de manifestar o meu apreço pela forma como alguém tão jovem é capaz de ler tão bem nas difíceis entrelinhas da vida.

Um beijo!

Sândrio cândido. disse...

simples mas talvez seja simples o fato de não sermos simples

Catii disse...

É DIFICIL não sentir o quão SIMPLES és.
És SIMPLESmente fantástica.
Obrigada por seres SIMPLES!
Gosto de ti SIMPLES.
DIFICIL? Só SIMPLESmente aturares-me :P