quarta-feira, 4 de novembro de 2009

um passo em frente



Dou por mim a pensar em como apenas um passo pode mudar todo o rumo. Um gesto tão simples capaz de transformar uma vida cheia de complexos, embrenhada em afazeres desnecessários. É tão somente entender o silêncio e, sobretudo, saber escutá-lo, que faz falta; é dele que se extraem as palavras que vêm aconchegar o coração ferido.
E se for preciso chora-se.
A realidade é o horizonte da vida, que pintamos com as cores dos sentidos... e não podemos deixar espaços em branco, pois os passos têm de seguir viagem para alcançar aqueles que esperam a nossa chegada.

11 comentários:

Daniela disse...

e mais nd clarinha...a vida é mesmo assim =p

(mostras te me o teu cantinho...eu agr comento td ;D)

cathy disse...

"Passos" em frente... de sentido tão ambivalente. Nem sempre significa felicidade. às vezes dar um passo em frente é dizer "adeus",assumir a mágoa, é cortar uma ligação. outras vezes um mesmo passo em frente dá-nos um novo fôlego, um novo objectivo, um novo horizonte, que como dizes, e bem, é a Vida... plena.

António Valério,sj disse...

"A realidade é o horizonte da vida, que pintamos com as cores dos sentidos..." É a nossa vida, que devemos preencher de coisas bonitas, estimá-la, cuidar dela. É bom o silêncio... beijinhos

Jorge Mesquita disse...

Às vezes, chorar é a limpidez que clareia a linha de um horizonte que esconde a realidade da vida. O branco que, para muitos, pode ser a pureza, pode ser, igualmente, o nada que nos cega a espera de quem se espera. Apurar os sentidos com as cores do silêncio pode ser a virtude do oásis no deserto do coração ferido. Dar de beber à vida a sede complexa do desejo que asfixia, é compreender que as lágrimas que se vertem, são rios que fogem para a sua foz, lavando a complexidade e criando a simplicidade, à espera que nos encanta.

Oeiras, 05/11/2009 - Jorge Brasil Mesquita

Martinha disse...

«É tão somente entender o silêncio e, sobretudo, saber escutá-lo, que faz falta;»

Não te podia dar mais razão! Quantas vezes não nos entendemos melhor com o silêncio, do que com as palavras?
Só hoje reparei que estavas a seguir o meu blog, vim cá dar-te uma espreitadela e gostei de ler-te. Vou mesmo voltar. :P *

Carlos Gonçalves disse...

Clara, não sei como me descobriste, passaste pelo meu blog e eu vim dar-te um beijo e conhecer-te um pouco melhor.
Gostei do que escreves, revelas sentimentos e sensibilidade, escreves poesias lindas, como aquela que me ofereceste.
Tal como tu, também sou um ser que, por vezes, me faz sentir uma pessoa dividida, pareço ter em mim dois seres, com personalidades próprias.
Falas muito de amar e, Clara, ama muito, a vida é paixão, é amor, disfruta muito dela, a existência é bela se a soubermos viver.

Um beijo doce para ti, no desejo de que tenhas um bom fim de semana.

Carlos

uminuto disse...

assim é a vida ... feita de passos (uns mais seguros do que outros) que nos levam a um destino final
um beijo e obrigada pela visita. volta sempre

Pelos caminhos da vida. disse...

Um passo de cada vez, mais firmes.

Obrigada pela sua visita.

Volte sempre.

beijooo.

Jorge Mesquita disse...

O que queres de mim,amor da minha distância? Sou uma ruína que o tempo já não reconstroi,porque o vento que me apaga nas ondas do coração, é uma gaivota que migra para longe das tempestades, onde a tua ternura é um caminho de carinhos. O que queres de mim, se eu sou um sonho que já ninguém sonha, porque a concha da minha mão é uma brisa que desaprendeu a partilhar a suavidade de uma melodia que nunca soube beber, como bebo as palavras com que me envolves. O que queres de mim, se eu já não sou, o que fui, sem saber o que era, nesta viagem, onde o regresso é a miragem de um comboio, quase sem estações para sorrir à inocência de uma juventude virginal. O que queres de mim amor da minha distância, onde nada mais sou que um sopro de fôlegos cansados. Talvez sejas os passos do meu silêncio, murmurando o que queres de mim, amor da minha distância.

Oeiras, 06/11/2009 - Jorge Brasil Mesquita

AFRICA EM POESIA disse...

CLARA
Gostei de te ver no meu espaço.
E gostei de saber que vivemos perto.
quando pudermos tomamos um café juntas
um beijo

Gisele Resende disse...

Olá Clara,

obrigada pela visita no blog. Achei muito legal e enriquecedor o seu comentário sobre o que é esperança? escreveste palavras de muito valor e grandiosidade.
Assim como esse seu post "um passo em frente". O caminho que temos que seguir que pode ser transformado pelas nossas próprias atitudes! É preciso sempre saber escutar , recuar, avançar e prosseguir.

abraços,

Gisele.